Histórico do Laboratório de Sistemas Nanoestruturados

O Laboratório de Sistemas Nanoestruturados (LabSiN)/UFSC foi estabelecido em 27 de setembro de 2004, pela Profa. Dra. Maria Luisa Sartorelli, tendo como foco o estudo de sistemas auto-organizados baseados na técnica de litografia de nanoesferas, associada à eletrodeposição de metais e ligas. Logo em seguida, a técnica de litografia de nanoesferas foi estendida à nanoestruturação de polímeros condutores preparados por eletropolimerização.

Com a chegada da Profa. Dra. Françoise Toledo Reis, em 2006, uma nova linha de pesquisa foi introduzida, voltada à aplicação dos materiais nanoestruturados em dispositivos optoeletrônicos. Atualmente as atividades de pesquisa do LabSiN estão voltadas à síntese de nanoestruturas e caracterização das propriedades estruturais, eletroquímicas e optoeletrônicas de interfaces nanoestruturadas, sejam elas metálicas, poliméricas ou cerâmicas (TiO2).

A equipe de professores permanentes cresceu com a entrada de dois ex-alunos de IC, mestrado e doutorado do grupo, que se tornaram professores nos campi avançados de Araranguá e Blumenau da UFSC, Profs. Drs. Everton Fabian Jasinski e Lucas Natálio Chavero. Atualmente o LabSiN acolhe 2 pós-doutorandos, 2 doutorandos, 3 alunos de iniciação científica.